Tuesday, January 10

Pela Nossa Sobrevivência I


Pela Nossa Sobrevivência

En Brerá - אין ברירה - Não há alternativa

Toda pessoa e cada mikve devem ser um centro de educação para o mikve de cada judeu. Por quê?
Nosso povo e nossa Terra Santa estão sob ameaças físicas e espirituais.
90% dos judeus ao redor do mundo não imergem num mikve! 30% sequer ouviram falar do conceito!
O problema não é a falta de mikvaot ou fundos para construí-los, mas a falta de educação para o mikve!

Resultados:
• 90% não comparecem à sinagoga sequer em Yom Kipur!
• Europa: 85% de casamentos mistos.
• EUA: Perdemos um milhão de judeus nos últimos 4 anos! 80% de casamentos mistos.
• Nossa Terra Santa é, hoje, o único país do mundo sob ameaça explícita de aniquilação nuclear.

Não podemos negar uma conexão entre os problemas! 
O que devemos fazer?
En Brerá: Devemos educar cada judeu ao redor do mundo sobre o mikve! 
Por quê? Entre numerosas razões:
1) Cada um de nós tem, para imergir no mikve, as mesmas razões de Adam, o primeiro ser humano, cujo primeiro ato depois de ter pecado foi uma imersão no mikve como arrependimento (Pirkê Derabi Eliêzer 14-20).
2) Profeta Yirmeyáhu (14:8, San’hedrin 94): “Mikve de Israel os salva num momento de aperto”. Isso depende muito de todo o nosso povo observá-lo.
3) Profeta Yeshaayáhu (1:15,16, Targum): Depois de uma imersão de arrependimento no mikve, temos mais chance de Hashem ouvir, aceitar e responder às nossas preces com piedade e compaixão.
4) O pecado contamina! Por isso, o arrependimento exige purificação do pecado! (Tehilim 51:4, Or Zarúa 1.40.112). "Imersão para o Arrependimento!" (Magen-Avraham, Orach Chayim 606:4).
5) Até atingir a maturidade mental aos 20 anos, a criança imita seu meio social como um macaco. Por isso, todo garoto judeu precisa de educação e supervisão de Torá dos 5 aos 20 anos. Interrompendo-as antes pode comprometer o investimento educacional de Torá, já que o jovem se adaptará ao seu meio social. Se ele viver entre não judeus, agirá como eles. (Avot 5:21, Shemot 30:14, Rashi). Infelizmente, hoje em dia, a maior parte dos judeus não educa seus filhos com Torá devido aos 15 anos de altos gastos com esta educação e uma série de outras razões. Seus filhos frequentam escolas públicas e se casam com suas colegas não judias, já que são mais fáceis, pois seus pais as incitam a “agarrar” um “garoto judeu fino e rico”, que não bebe. A maneira mais fácil e efetiva de frear o holocausto da assimilação, por um custo mínimo, é educar todo judeu a ir ao mikve! Uma vez que, durante a imersão no mikve, ficamos sem ar para respirar, instintivamente nos conectamos a D’us. Depois disso, pensamos, rezamos e vivemos diferentemente, inspirados a estudar Torá. Então, casamentos mistos deixam de ser uma opção.
Hoje em dia, homens não têm obrigação da Torá de imergir num mikve. Mesmo assim, temos o direito consolidado, uma vez que, além da pureza resultante, a imersão no mikve – ficar sozinho com D’us – leva a uma série de benefícios espirituais, tais como temor aos Céus, arrependimento, observância das leis da Torá. Quando os homens também imergem, a pureza familiar é estritamente e completamente observada e a vida comunitária se torna mais séria. No entanto, para atingir todo o nosso povo, precisamos de muitos ativistas em todos os lugares ao redor do mundo.
Onde e como podemos recrutá-los?

En Brerá: Todo comitê local de mikve deve também se tornar um centro de educação de mikve para os judeus locais e afastados que estão carentes de conhecimento sobre o mikve. Para tudo isso, grandes somas e fundos são necessários.
Onde e como podemos levantá-los?

En Brerá: Não Há Alternativa! Além da obrigação que cada judeu tem de apoiar e trabalhar pela educação para o mikve, devemos pedir, suplicar e exigir que cada mikve reserve 10% de seu orçamento de construção e funcionamento para a educação sobre o mikve por intermédio de seu comitê local. Isto, juntamente com as doações diretas, proverão os fundos para a disseminação de material impresso sobre o mikve em cada caixa postal judaica e para atividades adicionais. Isso certamente aumentará o número de usuários e, automaticamente, a renda do mikve. Com a ajuda de D’us: Pelo mérito desta tremenda mitsvá, nós com certeza mereceremos salvações de nossas ameaças físicas e espirituais, problemas comunitários e pessoais, em todo o mundo e em nossa Terra Santa.

Para mais material e doações, por favor contate:

12 de Tevet de 5777 – (10.01.17).

No comments: